O meu trabalho de oraculista já é conhecido, tanto pela minha atuação com o Tarot tradicional, como com o Tarot Psiônico, Runas e Astrologia. Também trabalho como terapeuta holístico, analista corporal e sou escritor de fantasia e ficção científica.
Meu conhecimento em várias áreas permitiu desenvolver um oráculo simbólico, com imagens retiradas da simbologia universal e temperadas pelo conhecimento dos arquétipos do ponto de vista junguiano.
Após uma pesquisa teórica e de campo de mais de dois anos, o Tarot Simbólico nasceu de minhas observações e estudos de caso em meus atendimentos, tanto com este Tarot como com a minha criação anterior, o Tarot Psiônico, do qual Tarot Simbólico herdou a abordagem energética e psiônica.
Um novo oráculo
O Tarot Simbólico de Alvaro Domingues é um conjunto de 50 cartas, de cinco naipes, abrangendo os quatro elementos tradicionais da filosofia grega, Terra, Água, Fogo e Ar, e a Quintessência ou elemento Éter.
Ao colocar cinco naipes, o Tarot Simbólico amplia o leque de interpretações. O elemento Terra está ligado às necessidades básica e de apoio, correspondendo aos dois primeiros degraus da pirâmide de Maslow, as necessidades básicas e de segurança, Água, relacionado às emoções e Ar, à mente e aos conflitos (como o naipe Espadas do Tarot), ambos abrangendo os dois degraus seguintes da pirâmide, necessidades sociais e de estima, o Elemento Fogo, que está associado às nossas ações e corresponde ao último degrau dessa pirâmide, a autorrealização.
O Elemento Éter, que corresponde ao Cosmo, reúne as aspirações mais altas do ser humano, transcendendo a pirâmide de Maslow. Poderíamos dizer que este elemento trata da espiritualidade, não no sentido de religiosidade ou do que se convencionou a chamar de “espiritualidade”, mas da busca que todos nós temos de algo maior.
Ao incluir o elemento Éter como um naipe além dos quatro tradicionais, o Tarot simbólico enfatiza um lado por vezes esquecido da Filosofia da antiguidade clássica e da Alquimia.
Os Símbolos e Arquétipos
Durante o processo criativo que levou ao Tarot Simbólico, nossa pesquisa visou encontrar símbolos em seu sentido dado por Jung: a expressão por imagens, experiências e vivências que incluem aspectos conscientes e inconscientes, de algo possível, porém, desconhecido.
Segundo Jung, um símbolo embora possa ter um nome, uma imagem e uma explicação, não se resume a esta explicação simples, indo muito além.
Por exemplo, o Caduceu, que ilustra a carta 4 do naipe Ar de nosso Tarot.
O Caduceu é o instrumento do deus Hermes ou Mercúrio. É formado por duas cobras entrelaçadas e terminam em uma esfera alada. Na cultura moderna está associado ao comércio e à contabilidade. Quando fazemos uma associação deste tipo, reduzimos o significado do símbolo, o transformando num mero sinal. O Caduceu, em si, não é o símbolo da contabilidade, mas apenas seu sinal.
O nosso desafio enquanto autor deste Tarot é explicar cada um dos símbolos que o compõe, sem esvaziar seu conteúdo mais profundo. Então o que escrevemos como significado do símbolo é um dos aspectos dele, podendo ter outros que se mostrarão ao oraculista que o maneje e seu interagente.
Isso normalmente ocorre com qualquer oráculo, como o Tarot de Marselha e suas variações.
Ainda que fosse feito um tratado de vários volumes, não seriam esgotados todos os significados dos 50 símbolos que eu escolhi.
Isso traz uma liberdade muito grande ao oraculista que o maneja, mas também uma grande responsabilidade, pois não é qualquer significado que se pode extrair de um símbolo, mas algo que esteja em sintonia com sua raiz.
Desta forma, um oraculista experiente pode extrair o máximo do Tarot Simbólico de Alvaro Domingues se estiver disposto a se deixar envolver com cada símbolo em sua plenitude.
Para os iniciantes na arte oracular
Qualquer oráculo pode ser aprendido por uma pessoa disposta a compreender a sua simbologia e fazer uso dela numa leitura.
Cada símbolo foi escolhido com base em duas coisas importantes: simplicidade e profundidade. Isso que dizer que ao olhar para ele sempre é possível sentir um primeiro significado. Isso funciona na maioria dos oráculos, como o Tarot tradicional. Ao vermos suas cartas mesmo nunca tendo visto suas figuras, a maioria delas nos traz um significado imediato. A Morte e o Diabo normalmente nos trazem significados negativos e O Sol, positivo.
Isso também ocorre no Tarot Simbólico. A Escalada, por exemplo, nos remete a uma dificuldade a ser vencida, o Espinho, a uma dor; a Dança, como um momento de felicidade.
Outras tem um significado que precisa ser um pouco estudado e sentido como a maioria das cartas do naipe Éter.
Isso não deve ser visto como uma barreira intransponível, mas um como o que nos mostra justamente a Escalada. O desafio pode ser grande, mas o prêmio será o alto da Montanha.
Se desejar adquirir o Tarot Simbólico de Alvaro Domingues, clique AQUI.
Bom dia, estou morando em Portugal mas fiquei muito interessada no Tarot Simbólico.
É possível enviar pra Portugal?
O baralho vem com a interpretação das cartas?
Se não envia pra Portugal é possivel enviar via e-mail para ser impresso aqui?
Muito obrigada,
Marcinha