Nos artigos anteriores vimos as polaridades, as qualidades e os elementos. Agora veremos como cada um destes grupos de características geram aquela descrição que normalmente aparece nas descrições das características de cada signo.
Como exemplo vamos ver Aries. Consultando os artigos anteriores, vemos que ele é Yang, Fogo e Cardinal. Quem leu os artigos anteriores já pode perceber porque Aries é criativo, ativo, corajoso, cheio de energia, autoconfiante e também, impaciente (quer os resultados logo), egoísta, obstinado (quer o resultado a qualquer custo, mesmo que não seja mais benéfico).
Algumas descrições contemplam uma palavra-chave e em Aries é iniciativa.
Vamos agora escolher um signo da Terra, por exemplo, Virgem.
A polaridade é Yin e a qualidade, mutável. Virgem será receptivo e adaptável. Entretanto, elemento Terra, mesmo em mobilidade, tende a ser mais resistente às mudanças. Virgem é mutável, mas cauteloso, e isso o leva a se prender a detalhes, à organização. O nativo de Virgem fará a mudança, mas antes embalará e etiquetará tudo. Tende a ser reservado (característica Yin combinada com Terra), preocupado, ele vê a necessidade da mudança, mas se preocupa com os resultados e o impacto. Por exemplo, vê a necessidade de energia elétrica, apoia a construção de usinas, mas se preocupa com o impacto ambiental da geração desta energia (Terra mutável).
Agora, um signo do Ar: Aquário.
Aquário e Yang e fixo. Muita vezes, é nos dito que Aquário é um signo que vive no futuro, ou que os aquarianos os estão à frente do seu tempo. Esta forma de ver é uma influência da Astrologia Sideral (em oposição à Astrologia Tropical), que considera a posição relativa atual das constelações, afetadas pelo movimento da Terra de precessão dos equinócios. Atualmente, a constelação que inicia o ano astrológico do ponto de vista sideral é Peixes (em vez de Aries). Esta mudança ocorre aproximadamente a cada 2500 anos e o próximo signo a ocupar esta posição é Aquário (o movimento de precessão dos equinócios percorre as constelações do zodíaco em sentido inverso). Como estamos realtivamente próximos a esta mudança (ela vai ocorrer daqui a uns 400 anos), suas influências já estariam sendo sentidas (este fato foi muito explorado pelo movimento hippie nos anos 70 e, posteriormente, pela New Age).
Do ponto de vista da Astrologia Tropical (essa que estamos praticando agora) isso faria sentido?
De certa forma sim: Ar é o elemento do movimento, da intelectualidade e dos conflitos (se pensarmos no naipe de espadas que o representa no Tarot).
Porém ele também é um sigo fixo. Da mesma forma que Terra mutável, Ar fixo parece um paradoxo. Como o Ar pode ser fixo? Se ele estiver contido (engarrafo, por exemplo), ou num momento sem vento ou, ainda, se estiver num rodamoinho, girando em torno de um ponto fixo.
Outro paradoxo de Aquário é que seu nome significa o portador da água. O ar pode transportar a água? Sim, se pensarmos nas nuvens. Assim afastamos da contradição aparente. Contudo, há uma outra coisa a ponderar. As constelações em si mesmas, na Astrologia Tropical, representam apenas um ponto de referência no céu, para o caminhar dos planetas e conhecemos os nomes destes agrupamentos dados pelos gregos. Qual seria o nome desta constelação antes dos gregos terem assimilado a astrologia?
Tomando por base aquilo que temos discutido, os signos do ar realmente estão voltados a intelectualidade, à descoberta de coisas novas, que as vezes só se revelam importantes no futuro. Um signo fixo tende a estabilizar aquilo que foi iniciado. Assim um aquariano, com a inciativa garantida pelo Yang, a sede de conhecimento do ar e a tendência de consolidar ideias e ideais vindas da qualidade de um signo fixo, lutará para que uma ideia nova seja trabalhada até mostrar seus resultados, ainda que no longo prazo.
Como característica positivas temos: independência, sede de conhecimento, visão, inventividade, inconformismo (às vezes rebeldia).
Como negativas temos: frieza, insensibilidade, falta de pés no chão.
Por fim, um signo da Água. Escolhemos Peixes, que assim como Aries é o Fogo por excelência, ele é Água por excelência, já que é Yin e mutável também.
A água dos quatro elementos é o mais mutável, já que pode assumir os quatro estados (gelo, líquido, vapor e, quando superaquecida, plasma). Água mutável parece ser redundância. Porém ela pode ser contida e ser fixa, como num lago ou na forma de gelo.
Por isso, em Peixes a instabilidade emocional é levada a extremos, sendo esta sua característica mais marcante e também o desafio maior que um nativo de Peixes tem que superar. Positivamente, a Água mutável é capaz de se moldar ao outro, sendo Peixes o signo de maior compaixão no zodíaco
Suas outras características são:
Positivas: sensibilidade, compaixão, emotividade, introspeção
Negativas: timidez, falta de praticidade, muito influenciável, ingenuidade, baixa autoestima.
Para finalizar, no próximo artigo publicaremos uma tabela com os signos e suas características.