No dia 26 de Dezembro de 2019 teremos o último eclipse solar do ano.
Ele se inicia às 2:31 UTC (23:31 do dia 25, hora de Brasília), tendo seu ponto máximo às 5:28 UTC (2:28 hora de Brasília) e termina aproximadamente às 8:21 UTC (5:21 hora de Brasília).
Eis o mapa do eclipse, feito pelo What Watch:
Desde a mais remota antiguidade, os eclipses estão associados com manifestações negativas. Isso porque a Sombra “rouba” a luz de um dos luminares, seja o Sol ou a Lua. E isso só poderia significar catástrofe. Entretanto, atualmente a Astrologia leva em conta vários fatores antes de servir de arauto de desgraças.
Mas não vou fazer aqui uma análise detalhada do céu sobre este eclipse. Muitos astrólogos já o fizeram. O que eu pretendo e trazer um pouco para esta interpretação o que venho estudando no momento: os Símbolos Sabianos. Para quem não sabe o que são, sugiro a leitura do post anterior.
Todavia, convém fazer um adendo ao texto anterior, já que lá não foi explicado como considerar a enumeração dos símbolos sabianos. Esta enumeração segue as seguintes regras:
- Para efeito de calculo dos símbolos sabianos, não é considerado 0°. Os símbolos são escritos para os graus 1 a 30 de cada um dos 12 signos.
- O grau um de cada signo vai de 0:01 a 1:00, o 2, de 1:01 a 2:00 e assim por diante.
- Se a posição do planeta estiver posiaiconada exatamente em algum grau, como, por exemplo, 26 Le 00, leia o símbolo sabiano para esse grau (ou seja, 26° Leão).
- Se a posição do planeta for de pelo menos um minuto além, seja, por exemplo, de 26 Le 01 até 26 Le 59 ), leia o símbolo sabiano para o próximo grau mais alto (ou seja, 27° de Leão).
- Se a posição do planeta for superior a 29 graus e 01 minuto, será lida como 30 (ou seja, 29 Le 01 será lida como 30° Leão).
- Se o planeta estiver a zero graus de um signo, arredondar para 30° do signo anterior, se ainda não atingiu a marca de um minuto (ou seja, 00 Le 00 seria arredondado para 30° Câncer). Arredonde para o primeiro grau do signo (1°) se o planeta estiver em zero graus e pelo menos um minuto (ou seja, 00 Leo 01 seria lido como 1° Leão).
Eclipse em Capricórnio
O eclipse solar se iniciará aos aos 3 cp 59 que vai corresponder aos 4 graus de Capricórnio, para os fins de descobrir o símbolo sabiano.
O símbolo sabiano associado ao grau 4 de Capricórnio é:
FOLIÕES EMBARCAM NUMA GRANDE CANOA EM UM LAGO ILUMINADO POR LANTERNAS: Externalização através dos indivíduos dos impulsos coletivos de um grupo étnico ou cultural. Amor tolo por prazer. Exploração do self.
À primeira vista isso parece mais uma descrição da festa de Réveillon no Rio de Janeiro do que um previsão oracular.
Mas vamos dissecá-la em seus detalhes. O primeiro de deles é o Folião. A palavra inglesa é merry-maker, ou, ao pé da letra “fazedor de alegria”, lembrando um palhaço. Mas não se trata de um palhaço profissional, apenas alguém de bem com a vida querendo se divertir e desejando que os outros se divirtam, como numa festa de carnaval. A tentativa de explicação feita por Marc Edmund Jones (um dos criadores dos símbolos sabianos) é:
Externalização através dos indivíduos dos impulsos coletivos de um grupo étnico ou cultural.
Usando um filtro mais contemporâneo, podemos traduzir isso para “alegria contagiante, vinda do interior mais profundo de um povo”.
O arquétipo do palhaço
O folião aqui representa a simples alegria de viver que se sobrepõe a qualquer tentativa de controle, aproximando o folião do arquétipo do palhaço.
Todavia aqui há três contrapontos a serem levantados. O primeiro é o do “palhaço triste”, onde a sua alegria exterior se contrasta com seu sofrimento interior. Não é o caso aqui, pois está enfatizado que esta alegria vem de dentro, do inconsciente coletivo.
O outro é exatamente o oposto: o palhaço desvairado, que se diverte com sofrimento que provoca, muito bem retratado no personagem Coringa da HQ do Batman.
Não parece também ser este o caso aqui, pois é uma manifestação de alegria espontânea e coletiva. Mas há uma terceira via de interpretação.
Na imagem, os foliões estão sobre uma canoa num lago. Grandes superfícies de água representam o inconsciente e o lago está fracamente iluminado por luzes de lanternas. Os foliões estão numa canoa, que não parece ser um veículo seguro para se fazer farra em cima. Daí a interpretação: Amor tolo por prazer.
Aqui aparece a terceira via interpretativa: o palhaço alegre mas irresponsável, a visão que mais se assemelha ao arquétipo de O Louco, do Tarot.
Resta entender o que significa “Exploração do self”. O termo em inglês é “exploitation” que seria melhor traduzido por “abuso”! Seria a alegria do prazer momentâneo e irresponsável que prejudica a evolução do self. O sexo sem proteção que gera filhos não assumidos e doenças sexualmente transmissíveis. Ou o excesso de álcool ingerido por alguém vai dirigir.
Que tipo de mensagem esse simbolo sabiano está trazendo? São duas das muitas faces de O Louco: a alegria intensa e a irresponsabilidade. Na carta de O Louco no Tarot vemos que ele está alegre e olhando o céu mas não percebe o precipício. No entanto, temos uma cão que tenta evitar que ele caia. O cão normalmente está associado ao nosso instinto de sobrevivência. Uma mensagem bem resumida e direta:
“Divirta-se. Mas ouça seus instintos de sobrevivência e saiba o que evitar.”
Colocando as coisas de uma forma astrológica
Os Símbolos Sabianos estão associados a um ângulo determinado do círculo zodiacal, obtido de maneira mais ou menos aleatória (se bem que tenha sido uma canalização, segundo Elsie Wheeler, a outra co-criadora dos símbolos) e guarda pouca relação com outras interpretações astrológicas, agindo mais como um complemento ou um oráculo independente.
Entretanto, dado o caráter arquetípico dos símbolos sabianos, podemos conjecturar que esta força de o Louco também estará atuando no momento do eclipse, sendo enfatizadas pela energia do Sol e da Lua em conjunção.
Há uma interpretação muito óbvia: o eclipse acontece imediatamente após à festa de Natal, onde são comuns os abusos, sobretudo de álcool. Mas, será só isso?
Eu acredito que a mensagem vá muito além do óbvio. O Louco, impulsionado pela Lua e pelo Sol, neste contexto, representa coletivamente um momento de grande mudança, mergulhado na incerteza. Um salto no escuro. Um salto onde rimos enquanto estamos caindo, inconscientes do chão que se aproxima (que pode ser uma pilha de colchões, mas também ser concreto puro).
E para você, o que O Louco representa neste momento? Lembre-se que ele vai estar muito ativo no dia 26/12/2019.