Algiz ou Elhaz é a runa da proteção. Ela representa o junco, uma planta que normalmente era cultivada em torno das aldeias vikings para dificultar a entrada de intrusos. No poema rúnico é dito:
O junco cresce no pântano E floresce na água Queimando com vergões de sangue Aqueles que tentam agarrá-lo
Tradução livre de Mirela Faur
As folhas do junco machucam a pele, o que desencorajava homens e animais atravessar uma área grande coberta por esta erva.
Ela representava a proteção contra perigos externos ou internos, naturais ou sobrenaturais. Era comum carregá-la junto ao corpo com esta finalidade.
Pode também representar o pedido de proteção divina, como uma pessoa levantando os braços aos céus.
Meditação
Nossa meditação está relacionada à proteção. A proteção espiritual tem sido negligenciada na nossa cultura. Abandonamos o hábito de pedir proteção ao anjo da guarda ou a algum guardião e o máximo que fazemos e carregar algum amuleto, cujo significado desconhecemos (desta forma, estamos nos rendendo a uma superstição).
Em geral cristais escuros, como a turmalina negra ou a obsidiana podem ser usados para limpeza e proteção contra energias negativas. E como vimos acima, a própria runa pode ser usada com esta finalidade.
E durante a meditação poderemos criar uma mércaba em nossa volta. A mércaba é um veículo de luz e deve ser criada nos primeiros momentos da meditação e é constituída por dois tetraedros invertidos, girando em sentidos opostos. Note que é um veículo. Além de nos proteger, a mércaba nos transporta de maneira segura, caso estejamos fazendo uma projeção astral.
Uma das cartas do Tarot Psiônico representa a mércaba.
Siga as seguintes instruções:
- Sente-se ou deite-se em um lugar confortável.
- Imagine em sua volta um tetraedro regular (uma pirâmide de três lados, com base triangular) com um dos vértices para cima, transparente.
- Imagine-o rodando a uma velocidade lenta no sentido horário.
- Imagine agora um outro tetraedro, com um vértice voltado para baixo, se encaixando no primeiro.
- Imagine que ele está girando no sentido anti-horário.
- Imagine sua velocidade aumentando até ficar em uma velociade que seja confortável pra você.
- Você está numa mércaba. Você não precisa manter um foco nela: pode esquecer dela e começar sua meditação. Ela ficará fazendo seu papel de proteção enquanto durar a meditação.