Ansuz ou Os é a Runa da comunicação, e tem uma forte relação com a magia. Em várias culturas, a magia está associada à com a emissão de sons. No ocidente são palavra mágica do tipo Abracadabra. Em inglês, a palavra para encantamento é spelling, que significa soletração. Em português tem a palavra maldição que gera o adjetivo maldito, associado ao falar com uma carga malévola. Há também a palavra oração, com seu sentido de apelo a uma entidade superior (o que não deixa de ser uma magia).
No Oriente temos os mantras, conjuntos de sons vocalizados que tem poder. E recentemente surgiram dos tons pineais, de Kryon, canalizados através Todd Ovokaitys. Estes sons são vocalizações de tons semelhantes a mantras que ativam a glândula pineal.
A palavra também serve para comunicar coisas do cotidiano, transmitir conhecimento, dar ordens, contar as glórias das batalhas e histórias. Ansuz tenta abarcar todas estes significados e dá um caráter divino à palavra, como mostram os versus rúnicos a ela associados:
O deus (Odin) é fonte de toda a linguagem,
Fundamento da sabedoria, traz conforto ao sábio,
Esperança e felicidade aos nobres guerreiros
tradução livre de Mirella Faur
Meditação
A meditação de hoje será um pouco diferente. O ideal seria uma entoação de mantras ou de “palavras mágicas”. Neste post entretanto, vou convidar você a uma pequena viagem ao mundo os sons.
Não coloque expectativas no processo, apenas ouça, depois verifique os efeitos.
Começando por uma música. A música é uma linguagem que fala diretamente aos nossos sentimentos. Você pode escolher alguma música que goste. Tenha cuidado na escolha. As melhores são as suaves, sem muitos altos e baixos. Recomendo Mozart e Bach.
Neste vídeo tem a Ária na Corda Sol, de Bach:
Apenas ouça a música numa posição confortável. Não faça nenhuma outra atividade junto.
Na próxima experiência, escolha uma música desenhada meditação.
Há várias no Youtube, para diversas finalidades. Numa primeira experiência, escolha uma música curta. As de Solfeggio (técnica baseada em diversas frequências de ressonância). Eles tem um tamanho bom e um feito bem interessante.
Escolhi a frequência 741 Hz, que serve para expansão da consciência.
Há também as meditações guiadas. Seria mais ou menos uma das meditações que coloquei nos artigos anteriores lidas por alguém com um tom apropriado.
Como isto é bastante pessoal, não colocarei nenhum exemplo. Digitem na busca do Youtube “meditação guiada” e escolham uma.
Por fim os tons pineais:
Art & Sounds of the Pineal Tones from Darrell Laham on Vimeo.
Escolha o tipo de meditação que melhor combina com você. A prática regular tem váriso benefícios além do simples relaxamento que ela oferece. Estes efeitos são sutis a ponto de você não percebê-los de imediato. Mas às vezes você é surpreendido com comentários do tipo: “o que você está fazendo? Você parece mais feliz, mais calmo, mais saudável!”