Na Astrologia, todos os instantes é desenhado nos céus um novo drama que pode ser lido.
Ela tem personagens que são chamados de planetas e signos, que vivem em casas tem um ambiente onde tudo acontece (o céu), tem relações entre estes personagens (os aspectos) e uma história a ser contada (a carta natal, a revolução solar, os trânsitos, etc..).
O que os astrólogos profissionais fazem é ler este drama e trazer paro momento de uma pessoa, que corresponde a uma história única que pode ser contada.
Esta história pode servir de um guia para aquela pessoa em particular, dando pontos chaves sobre si mesma e as tendências do que lhe aguarda.
Entretanto, a astrologia seria um conselheiro confiável?
Desde que o racionalismo científico a astrologia vem sendo contestada, com críticas diversas, em geral por pessoas que desconhecem a Astrologia e a colocam como pseudo ciência e até como pura e simples “bobagem”. Entretanto ela vem sendo praticada há vários séculos e tem demonstrado resultados palpáveis.
Mas, como ela funciona? Sabemos que funciona por nossa prática cotidiana e resultados apresentados, tanto pessoalmente como com clientes.
Sabemos que não há como comprovar o que se convencionou chamar de “influência” e isso é um ponto bastante explorado pelos críticos da Astrologia, pois todas as formas de energias conhecidas emitidas pelos astros do sistema solar, fora o Sol e a Lua, são pequenas demais para influir de alguma forma no comportamento humano.
Entretanto, a forma como hoje vemos a Astrologia é simbólica e não física. E tem como referência a máxima “o que está em cima é como o que está embaixo”.
Voltando para analogia do drama, é como se alguém estivesse escrevendo uma peça de teatro e as cenas se encaixassem como uma luva na nossa própria vida.
Também hoje se abandonou a visão fatalista da astrologia, como era vista na Antiguidade e na Idade Média, assim o destino é visto como algo que pode ser por nos construído e não como um fato já traçado do qual não podemos fugir.
Muitas pessoas procuram a Astrologia justamente como o intuito de prever alguma coisa de suas vidas. Entretanto há uma outra máxima: “os astros indicam mas não determinam”. Aqui podemos fazer uma paralelo coma previsão do tempo. A indicação de que é possível que chova não nos impede de sairmos de casa. Ter visto a previsão do tempo nos previne e levamos um guarda chuva.
Sincronicidade
Segundo Jung a sincronicidade ocorre quando dois eventos sem aparente relação causal ocorrem juntos e tem um significado para a pessoa. Por exemplo, eu penso no meu amigo e ele me liga alguns segundo depois. Seria uma simples coincidência, porém pra mim ela ganhou significado.
A pessoa que pede um mapa astral e recebe uma interpretação de um astrólogo tem em suas mãos uma história que ganha significado por ter sido desenhada por aquele mapa naquele instante e ser ela a pessoa que recebe. Isso não tem nada a ver com uma relação de causa e efeito. É “apenas” uma coincidência significativa (como abrir um dicionário ao acaso e a palavra escolhida ser exatamente aquela que desejávamos encontrar).
Talento do Astrólogo
A Astrologia, como todo oráculo, depende de interpretação. O mapa astral traçado de acordo com uma técnica será sempre igual, o que permite se criar um programa de computador que o desenhe.
Porém de posse de um mapa, o astrólogo tem diante de si um conjunto imenso de informações e vai filtrar o que julgar importante de acordo com um método próprio ou simplesmente usando a intuição. O mapa então se torna uma imensa mancha de Rorschach que será interpretado por um ser humano com uma certa sensibilidade.
O que esperar da Astrologia
Todos os oráculos tem como função ajudar no nosso processo de auto conhecimento. Eu já a comparei lá atrás com o teste de Rorschach. Do meu ponto de vista ela é mais do que isto: ela é um conjunto bem complexo de descrições de comportamentos e personalidades. Ler o seu mapa astral ou de qualquer outra pessoa é o mesmo que ver uma série de comportamentos com os quais podemos ou não nos identificar.
Outra coisa importante: as previsões. Quando um oráculo nos dá uma predição de algum acontecimento ele está sinalizando uma possibilidade. Podemos usar esta informação para a ver a questão sobre outro ângulo. Quando estamos interessados em resolver um problema, às vezes é preciso sair do nosso centro e olhar a questão de fora. Podemos fazer isso com a ajuda de um amigo, um psicólogo, um psicanalista, um terapeuta ou um oráculo.
Não esqueça que tem livre arbítrio. Uma previsão astrológica, ruim ou boa, está sujeita a uma ação, que é de sua livre escolha.
Assim, não encare o Mapa Astral como uma camisa de força.
Filosofia
As questões podem ser as mais variadas e podemos usar uma mapa astral para além do nosso auto conhecimento. É possível ampliar a interpretação para conhecer algo a respeito da natureza humana ou meditar sobre a cosmologia e os mitos envolvidos na confecção da própria astrologia.
Criatividade
Como eu disse lá no comecinho, eu sou escritor e este foi um dos motivos para eu me aproximar um pouco mais da astrologia.
Quantos personagens, situações, relacionamentos e acontecimentos eu não posso encontrar num mapa Astral?
Programa de computador
Você pode estar perguntando: tudo bem, eu posso consultar um astrólogo eu obter um mapa astral de minha pessoa. Mas como posso usar isso para criar personagens ou meditar a respeito da natureza humana?
Eu pessoalmente uso programa What Watch, de código aberto, gratuito, que traduzi para o português. Ele é bastante completo para criar mapas.
E quanto a interpretação?
Como eu já disse, a astrologia é um oráculo. Há vários cursos, livros e outras fontes que podem ser usadas para você aprender um pouco a respeito de como interpretar um mapa. Uma delas é acompanhar este site. De quando em quando publicarei alguma coisa sobre o assunto.