O Tarot Psiônico de Ação Pulsada tem evoluído ao longo do tempo graças ao uso criativo que seus operadores fazem dele, dando novas interpretações e criando ou adaptando novas tiragens.
Inicialmente ele não foi concebido para ser um oráculo, mas como um instrumento de diagnóstico e cura. Entretanto, uma vez que ele traça o retrato energético do momento ele pode também apontar para uma evolução energética futura, o que, em suma, é uma previsão, coisa que um oráculo deveria fazer.
Pensando nisso, resolvi implementar uma forma de ler o Tarot Psiônico junto com o Baguá, no mesmo estilo da mandala astrológica.
O próprio Tarot Psiônico, no naipe verde, tem uma carta chamada Baguá.
Esta carta representa as nove áreas da vida do interagente e como estão distribuídas no seu lar, de acordo como Feng Shui: Amigos, Trabalho, Espiritualidade, Criatividade, Saúde, Família, Relacionamentos, Prosperidade e Sucesso.
Na Mesa de Ambientes RP de onde foi tirada é um portal que representa o mundo concreto, a terceira dimensão. Nele são lançadas as energias que trabalham no mundo que percebemos nas três dimensões do espaço.
Note que embora tenha uma área “Espiritualidade”, o Baguá traz as coisas para um plano bem terreno. A existência de uma espiritualidade no plano da 3D nos mostra que ela permeia tudo até na hora de pagar o aluguel ou fazer o almoço. Embora tenhamos os pés firmes no chão, nossos olhos podem se voltar para o alto.
A ideia é distribuir nove cartas, de tal forma que cada carta atinja diretamente cada área da vida do interagente.
Escolhemos então nove cartas e começamos a distribui-las a partir da área do Trabalho, indo no sentido anti-horário até a área da espiritualidade. A nona carta irá para o centro.
Então leremos o padrão energético para cada um dos setores.
A seguir recolhendo as cartas a partir da nona, seguida pela espiritualidade, percorrendo o sentido horário, até a primeira carta, que está no setor da amizade. E pulsamos do mesmo jeito que é feito em outras tiragens.
Interpretação
Embora a interpretação não seja necessária, é bom fazê-la para saber o que está acontecendo a nível energético.
Esta é uma tiragem real. O que foi feito foi um Feng Shui simbólico com Tarot no ambiente em que o interagente morava, a seu pedido. Embora esta leitura estivesse ligada ao ambiente, ela não precisa necessariamente precisaria estar. A leitura vai abranger o problemas energéticos ligados à casa como também ao interagente e às pessoas que nela vivem.
A pessoa em questão estava em busca de uma nova ocupação, saindo do emprego atual indo em direção ao um trabalho mais de acordo com seus talentos. A crise econômica do país o deixou inseguro de dar um passo mais ousado.
Começando pela entrada da casa, que no Feng Shui é área do Trabalho.
Ela recebe o Disco Solar.
O Disco Solar representa o plano divino. Ele é desenhado como uma flor de 24 pétalas, cada uma delas carregada com altas vibrações espirituais e está associado as equipes de luz como a Grande Fraternidade Branca e atua até a 9a Dimensão e às virtudes dos 144 raios. Nele são enviados cada um dos raios, energizando o que for necessário, dentro de sua virtude específica.
O Portal Solar literalmente entra pela porta da casa do sujeito e a inunda de energias positivas, ampla e intensamente. Um belo sinal verde que indica que ele pode ir sim em busca de uma nova ocupação.
A seguir veio a carta Equilíbrio dos Quatro Elementos. A pessoa, em relação aos amigos, tinha uma facilidade natural em fazê-los. Pessoas com muitos amigos às vezes têm amizades que não se dão entre si.
A carta do equilíbrio dos quatro elementos poderia estar ali para reforçar os dons diplomáticos do interagente. Em relação ao desejo de uma nova ocupação, o Tarot Psiônico o está preparando para seus novos colegas de trabalho.
A carta seguinte é Rituais e está na área Criatividade. A busca do interagente por uma nova colocação tinha relação ao seu desejo por exercer uma posição mais criativa.
Um ritual é um conjunto de palavras, símbolos, gestos e objetos ao qual se atribui significado e segundo algumas tradições são capazes de produzir determinados efeitos ou resultados.
A espiral aqui foi escolhida para representar a energia modulada dos rituais e está associada à antiga arte de fiar dos Celtas.
No ato de fiar, uma moça com mãos delicadas torcia as fibras de lã, linho ou algodão para emendá-las e formar os fios, num movimento de torção. A concentração deveria ser absoluta, pois, de outra forma, o fio ou embaraçava ou quebrava. A pessoa encarregada de fiar também tinha a função de mentalizar coisas positivas nos fios que seriam usados para tecer as roupas de todo o clã.
No nosso contexto pode representar o emaranhamento que precisa ser desfeito para que se ache o fio da meada.
As preocupações do interagente com a situação econômica e o receio de enfrentar uma nova colocação poderiam estar bloqueando sua criatividade.
A pequena espiral, entretanto, remete a outro significado: o ato em si de fiar. Pela descrição, necessita paciência, precisão, concentração e delicadeza, qualidades inerentes ao processo criativo.
De qualquer forma o interagente receberá a energia necessária pra auxlair no seu processo criativo.
A carta seguinte está nos Relacionamentos e é a Limpeza Colorida.
A Limpeza Colorida é uma combinação de essências florais, cristais e frequências de cor, em perfeita harmonia, usadas para purificar e energizar ambientes, eliminando memória de paredes, emoções negativas presentes e trazendo harmonia no local onde é aplicada.
Embora o interagente não tivesse se manifestado a respeito de problemas de relacionamento, esta carta indica emoções negativas auto geradas. Como, por exemplo: preocupação, angustia, raiva, ciúme ou medo.
Questionado a respeito, disse estar com problemas de relacionamento com a parceira, indicando possibilidade de ruptura.
O jogo não foi aberto com esta finalidade, porém, se ocorrer uma ruptura durante um momento crucial na troca de emprego, o processo todo pode ir por água abaixo.
A energia é emitida de forma estruturada e contendo informações do reino vegetal e mineral, que ajudarão no processo, efetuando uma limpeza das emoções que causam mal estar no duplo etérico do interagente ou no seu ambiente. Também poderá complementar com energias de prosperidade e paz.
Ele não mexerá no relacionamento em si, visto não ser o foco, mas reequilibrará o interagente, caso aconteça uma ruptura.
A próxima área é Sucesso, e está ligada diretamente à questão de recolocação. Lembrando, contudo, que “sucesso” não diz respeito somente ao sucesso profissional.
A carta aí presente é Geometria Sagrada.
A Geometria sagrada é um estudo de construção de formas que imita o próprio movimento da natureza no seu eterno recriar-se, combinando curvas e linhas de forma harmônica, aqui representado pela espiral de Fibonacci repetida várias vezes. Esta ciência contém conhecimentos de geometria, símbolos, e arquétipos.
Esta carta é difícil de dar uma interpretação direta, visto que ela engloba uma infinidade de símbolos. Só podemos ter certeza que o interagente receberá o símbolo que precisa.
A próxima casa é a Prosperidade e nela encontramos Yin Yang.
O símbolo Yin e Yang indica, segundo a filosofia tradicional chinesa, as duas forças ou princípios que regem o Universo, uma de polaridade positiva e outra negativa (não se trata de oposição bem versus mal) que estão em um eterno movimento, o Yin se transmutando em Yang e vice versa, gerando a troca de energia necessária para que o universo exista. O Yin também pode ser associado ao feminino arquetípico e o Yang ao masculino arquetípico.
Na nossa leitura indica que há algum desequilíbrio energético que precisa se ajustar de uma maneira geral, mais comumente entre dar e receber ou sair e entrar. Se pensarmos no tema do nosso interagente, a sua preocupação maior é com o fluxo de caixa. Isso o impediu de tomar a decisão antes.
A carta Yin Yang vai colocar em equilíbrio este ir e vir energético, considerando que o dinheiro é uma forma de energia.
A próxima carta é a Rede da Humanidade e está na casa da Família.
A Família aqui significa a família que divide o mesmo teto com o interagente, mas pode também significar a família de origem (pai, mãe e irmãos), a família expandida (tios, primos e agregados) e a família construída (esposa e filhos, mesmo que não dividam mais o teto com o interagente).
A presença da Rede da Humanidade indica problemas emocionais bem abrangentes com a família que podem afetar a sua decisão de ir para uma nova colocação. No caso deste interagente, seus filhos do casamento anterior viviam com ele e o medo de dar um passo em falso era um dos fatores que o impediam de ir em frente.
O Tarot colocará isso em ordem divina.
A próxima casa é a da Espiritualidade.
No caso do tema da consulta, a nova colocação seria mais significativa se estivesse alinhada como propósito de vida do interagente.
A carta é a Estrela de Cinco Pontas.
Vejam que interessante é o seu significado:
A Estrela de Cinco Pontas representa o ser humano na sua essência. Representa o homem em relação ao Sistema Solar e ao Cosmo e indica o próprio interagente em sua totalidade.
Ao ser pulsada , esta carta emite uma energia que estimula o interagente a ação, como, por exemplo, uma tomada de decisão, mudar de atitude perante o seus problemas ou estimular o ganho de consciência diante de um aprendizado.
Se o interagente tivesse alguma dúvida, ela acabou de ser sanada.
A última carta, colocada no centro, representa a Saúde, tanto física quando mental.
Esta área é bastante importante no Feng Shui, por isso colocada no centro. Se há um problema de saúde, não adianta todo o resto estar auspicioso.
A carta nesta casa é o Elemento Ar.
O elemento Ar possui maior fluidez e mobilidade e representa todos os gases. Na física contemporânea corresponde ao estado gasoso da matéria. O elemento ar é representado pelo sólido platônico octaedro. No nosso planeta corresponde à atmosfera. Em várias tradições esotéricas, corresponde à razão.
Corresponde à razão e suas manifestações na vida do interagente. Pode indicar atividade intelectual. Pode astrologicamente falando estar em falta (pessoa que age impensadamente) ou excesso (pessoa que racionaliza tudo).
Uma análise dos resultados de todas as outras casas, mostra uma predominância de fatores emocionais que trazem dúvidas e preocupações.
Então, o elemento ar está em falta na vida do interagente, pelo menos neste momento. A decisão tem que ser racional, não em função de seus medos e desejos. A presença do ar vai ajudar o interagente a tomar a decisão sem mascaras de pseudo racionalidade (por exemplo, decidir por medo e justificar com contas para pagar).
Conclusão
Como vimos, a tiragem ajuda a teremos uma visão de totalidade do que acontece conosco em nove áreas da vida dentro do tema proposto. É bastante útil para vermos o emaranhamento de nossas ações que pode levar a um resultado que arruma um lado e prejudica outro. A tiragem como Tarot Psiônico vai colocar tudo isso em ordem divina. Isso deve ser informado ao interagente, pois nem sempre o que é melhor para ele é o que ele quer, pelo menos no momento.
Por exemplo, o ponto fraco da decisão são a sua família e o seu relacionamento. Talvez com a ajuda o Tarot Psiônico ele encontre um emprego ideal, mas não imediatamente, pois tem dívidas a serem saldadas e terá que aguentar o chefe por mais alguns meses. Ou se aceitar uma determinada proposta, o rompimento do relacionamento que ele quer evitar ocorreria.
Todavia, o retrato ficou suficientemente claro ao interagente para que ele possa tomar um decisão com mais lucidez e menos medo.