No artigo anterior vimos as cartas centrais da cruz celta da previsão para 2014, usando o Tarot Encantado.
Hoje completaremos a cruz em si.
Eu normalmente distribuo as cartas no sentido horário, começando da carta imediatamente inferior e, numa sequência de quatro cartas, termino na carta imediatamente à direita.
A carta quatro, que seria a primeira da sequência a ser lançada, representa o Inconsciente, o que está oculto na mente do consulente. Neste caso podemos pensar que se trata do Inconsciente coletivo do povo brasileiro.
Convém comentar algo sobre o conceito de “povo” e “sociedade”. Curiosamente, estas duas palavras que na maioria das línguas são quase sinônimos, no português do Brasil (não sei se é assim em Portugal) há uma distinção maior entre elas que remonta ao Império: “povo” representaria a população em geral e “sociedade”, a sua elite (na época, a Corte). Embora esta distinção tenha ficado mais tênue ao longo do tempo, ela ainda existe. Nesta leitura, usarei “povo” em seu sentido amplo, que engloba tanto a população em geral, como a sua elite.
A carta que saiu na minha leitura foi a carta Dez de Paus, que representa cansaço após um extenuante trabalho. Os brasileiros estão cansados. Isso é percebido tanto pela população em geral, com pela sua elite (compactuando com ela ou vendo como ameaça). Em 2013 foi por causa de vinte centavos.
Este cansaço está no inconsciente e não aflora. As manifestações de 2013 perderam aos poucos o apelo de unidade e começaram a se setorizar, mas isso está lá, ainda que oculto da mente do povo.
A carta cinco representa influências do passado e nesta leitura, foi tirado O Louco.
Esta carta representa o lançar-se a uma experiência, ao que der e vier, guiado mais pela experiência em si do que nas suas consequências. O Louco vive o presente com a cabeça nas nuvens e não vê o precipício que está logo à sua frente. Combinado com a carta anterior, podemos pensar nas manifestações que explodiram no meio do ano 2013. Quantos se lançaram nas manifestações sem saber direito por quê? Lembro-me de um grupo de pessoas numa das manifestações em São Paulo, logo após prefeito ter cedido à pressão e baixado o preço da passagem, pessoas ainda gritando slogans contra o aumento.
Mas a outra coisa, ligada à Torre, a carta Significadora desta leitura e que a rege. A euforia de consumo causada pelo breve aquecimento da economia. Outra manifestação de O Louco. A Torre lembra que a conta terá que ser paga. E não só a Torre, a carta seguinte também.
A Carta seis representa o oposto da quatro. Trata-se daquilo que temos consciência. E temos consciência agora de que teremos que pagar a conta. Isso é representado pela Rainha de Ouros. Este arquétipo representa alguém que gosta de festas, mas sabe quanto isso custa. Um membro da elite tocado pela Rainha de Ouros passará a fazer filantropia. Uma pessoa comum fará as contas para ver se o décimo terceiro salário dará para pagar suas dívidas antes de fazer as compras de natal.
Isso é o que pensamos. Mas será o que faremos? As forças operantes, pelo que temos visto são bastante fortes para fazer frente a nossa razão.
E a carta sete representando o futuro imediato parece ir contra o bom senso. Temos o Rei de Copas, um homem regido pelos seus sentimentos e não pela razão. O pai de família rasgará suas contas e fará ceia de natal e pensará em como pagá-la após o carnaval e o magnata vai virar o Rei do Camarote, esquecendo que existem pobres.
O Rei de Ouros, aliado ao Julgamento (a Opositora neste jogo), traz outra coisa que neste momento é perigosa. Ele faz os sentimentos aflorarem e um dos sentimentos ocultos é a revolta reprimida, representada pelo Dez de Paus (na posição do Inconsciente). Por que perigoso? Porque quem está regendo o jogo é A Torre e o resultado poderá ser terrível. Um golpe de Estado ou a eleição de um governo mais duro (Hitler foi eleito democraticamente), por exemplo.
O Tarot, contudo, quase nunca dá um prognóstico fechado. Há sempre uma saída, nem sempre imediata e nem sempre fácil. Isso é mostrado nas quatro cartas restantes. É o que veremos no próximo artigo.
Alvaro Domingues – Tarólogo e-mail: oraculo@astroxaman.com cel.: (11) 9 9668 8820