Para quem estuda várias artes divinatórias sempre é tentador fazer alguma correlação entre elas. Um exemplo é a Numerologia e a Astrologia.
Ambas lidam com datas do nascimento e buscam traçar um retrato da personalidade e traçar tendências de futuro a partir destes dados (até seria uma pesquisa interessante fazer um comparativo entre as duas). Será que um mapa numerológico e um astrológico da mesma pessoa terão resultados semelhantes?
O Tarot e as Runas são outro exemplo de similaridade esta bem mais simples de realizar uma aproximação.
Mas e quando comparamos duas artes completamente diferentes, como a Astrologia e o Tarot?
O ponto de início dos dois processos é completamente distinto. A Astrologia busca desvendar toda avida do indivíduo a partir do seu nascimento. E uma das críticas mais severas a esta arte é que ela é determinista. Mesmo que o hoje ela seja encarada mais como um processo que mostra apenas tendências, desafios e facilidades, ainda assim parte de algo imutável, que é o mapa astral da pessoa.
Já o Tarot trata o instante em que a pessoa se encontra e como a partir dali as coisas vão se desenrolar independente de quem esteja no céu naquele momento.
A Astrologia depende de cálculos de natureza astronômica complexos e um conhecimento extenso de dados para serem correlacionados.
O Tarot usa o conhecimento de símbolos e basicamente a intuição como fonte de informação.
A Astrologia está centrada nos astros e como eles se relacionam e interpreta céu como se fosse um espelho que reflete a pessoa, seu passado e seu futuro.