O Desejo pode ser encarado de várias maneiras. No Budismo é visto como a origem do sofrimento, pois se não obtemos aquilo que desejamos teremos frustração e se obtemos, viveremos com o medo de perder. Por isso deveria ser transcendido ou superado. No cristianismo é visto como “pecado”, e está associado à tentação, sobretudo o desejo sexual ou por prazeres sensuais. Dos sete pecados capitais: gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba, três tem a ver com desejo (gula, luxúria, inveja).
Para Freud, o desejo tinha uma raiz inconsciente e não se mostrava claramente e estava associado à satisfação de uma necessidade. Sua origem seriam as necessidades básicas da infância (alimentação, conforto e afeto) e busca pela sua satisfação levaria à ação, nem que fosse chorar e espernear.
Para Jung, desejo é um caminho de vida e o ser humano, para atingir sua plenitude tem que admitir o próprio desejo e não negá-lo: é preciso saber o que realmente ser quer. Se Freud dizia que o desejo era inconsciente, teríamos que trazê-lo à luz da consciência para poder vivenciá-lo plenamente.
Jung dizia que “negar o desejo é negar a si mesmo”. O desejo tem quer completamente seu e não para satisfazer a terceiros, a códigos de éticas ou pressão social ou de um grupo. Temos que saber realmente qual é nosso desejo, pois de outro modo estaríamos vivendo uma vida que não é a nossa.
O Desejo no Tarot Simbólico
Há várias cartas que estão presentes no Tarot Simbólico que podem ser associadas ao desejo ou a sua realização. Nossa abordagem segue a linha junguiana, assim o desejo é visto como uma expressão do nosso eu.
Vamos destacá-las por naipes a seguir.
Naipe Terra
No naipe Terra do Tarot Simbólico não aparece nenhuma carta diretamente associada ao desejo. Isso porque ele é a base da construção de nossa vida. Todas as cartas do naipe terra falam de coisas e valores que nos mantém vivos ou seguros. Entretanto temos carta que podem ser associada de forma indireta ao desejo: Moedas, Casa e Montanha.
Moedas
O dinheiro pode ser um objeto de desejo, mas não está associa ao desejo em si. Queremos na realidade o que o dinheiro pode comprar ou que ele simboliza: prosperidade e poder. Ainda assim ter dinheiro para muitas pessoas está colocado como meta ou como o sonho vago de ganhar na loteria.
Casa
A casa própria ainda é o sonho de muita gente que sacrifica tudo em prol da sua obtenção, como se fosse um oásis ou o paraíso. Entretanto este sonho é culturalmente determinado. Ter uma casa para o brasileiro é ter estabilidade. Morar poderia se feito de muitas outras formas, como aluguel, hotel, motor home ou até não ter endereço fixo, como um andarilho ou um “cidadão do mundo”.
Montanha
Chegar no alto da Montanha é o coroar de um esforço. De lá podemos ver muita coisa, principalmente tudo o que conquistamos e um vislumbre de até onde podemos ir. Mas só sobe a montanha aquele que tem o desejo real de alcançar o cume. A carta anterior, A Escalada, mostra que chegar no alto não foi fácil.s
Naipe Água
No Naipe Água do Tarot Simbólico encontramos três cartas diretamente associadas ao desejo: Fruto Proibido, Poço dos Desejos e Paixão. Este naipe fala diretamente das emoções e o motor do desejo é emocional.
Fruto Proibido
Esta carta remete diretamente à visão judaico-cristã do desejo sexual, como a origem de todo o mal e sofrimento na Terra. Com certeza a visão de hoje procura afastar cada vez mais esta forma de encarar o desejo. E até usa este símbolo pra significar exatamente desejo, enfatizando a noção do “proibido” por ser muito bom. Não é a toa que é usada pela Apple em seus celulares, tablets e computadores.
Essa carta no Tarot Simbólico remete ao desejo físico, no âmbito das emoções. Dependo do contexto, pode ir além do desejo sexual, indicando um desejo motivador. Pode ser um carro novo, uma casa ou executar uma tarefa prazerosa, como dançar, escrever, correr.
Poço dos Desejos
Essa carta remete diretamente ao tema. Refere-se ao ato de jogar uma moeda num poço ou numa fonte com o objetivo de conseguir algo que se deseje. Em geral, os pedidos são direcionadas a obter um parceiro para um relacionamento duradouro, mas pode também estar associado ao financeiro, à saúde ou ao conhecimento e sabedoria.
Paixão
De certa forma Paixão remete à carta Fruto Proibido, mas com maior intensidade. A carta Fruto Proibido pode ser o prelúdio da paixão.
É representada por uma rosa, lembrando que a rosa tem também espinhos. A Paixão é o mote de todas as tragédias amorosas, como em Romeu e Julieta. O desejo está somado à dor da separação. Essa soma de prazer e dor é que torna o amor cego. Estando apaixonado, nada vemos além do ser amado.
Num relacionamento a fase da paixão é a que traz os sentimentos mais intensos e é vista como período de muita felicidade e grandes prazeres. Porém é uma emoção com data de validade. Ainda que o amor possa continuar de uma outra forma, a paixão tende a acabar.
Naipe Ar
No naipe Ar do Tarot Simbólico temos duas cartas que nos remetem ao desejo: Voo da Águia e Balão.
Ambas as cartas remetem ao desejo de liberdade, já que tanto a Águia como o Balão se movimentam nas três dimensões: comprimento largura e altura. Dizemos que têm três graus de liberdade.
O Voo da Águia acrescenta também o desejo pelo poder. Ao longo da história, começando pelo Império Romano, a águia foi usada como símbolo do poder do estado.
Já o Balão é uma carta mais calma e está associada ao prazer de viajar para onde se queira e ainda apreciar a paisagem.
Naipe Fogo
O Naipe Fogo do Tarot Simbólico possui uma única carta relativa ao desejo, mas é a mais emblemática: a Lâmpada Mágica.
A história de Aladim e a Lâmpada Mágica já está no imaginário popular como uma forma de obter desejos. A Lâmpada Mágica, ao ser esfregada, acorda um gênio que pode lhe conceder o que desejar, bastando pedir a ele.
Entretanto, os gênios na mitologia árabe, são seres amorais e de espírito brincalhão (semelhante ao Saci, da mitologia brasileira). Muitas vezes nos entregam aquilo que pedidos tomando o nosso pedido ao pé da letra, sem olhar as consequências. Por exemplo: um homem pede “me traga uma mulher que me ame incondicionalmente”. E o gênio traz a mãe dele.
Então, para usa a Lâmpada Mágica, é preciso saber que queremos, para fazer o pedido certo. É bom lembrar que, para obtermos aquilo que queremos, o preço pode ser alto. Por exemplo, ser famoso pode significar sacrificar sua vida privada.
Naipe Éter
O Naipe Éter do Tarot Simbólico está vinculado ao espiritual, pois se trata da quintessência. Ele está relacionado com a nossa evolução como ser humano ou ao processo de individuação. Pode ser associado também à busca da iluminação, do Nirvana, de sair da Roda de Samsara do Céu, ou equivalente em qualquer sistema de crenças que admita evolução.
Muita gente pensa que se espiritualizar significa se afastar do mundo material ou eliminar o ego. Então não poderia haver uma carta associada ao desejo.
Não pensamos assim. A busca pela espiritualidade começa por um desejo: o de se iluminar, atingir a salvação, o nirvana ou que a sua doutrina ou linha de pensamento indicar como o objetivo final da vida.
A carta Self indica este “objetivo final”, que é a coroação do processo de individuação. Entretanto, esse processo é contínuo. Se chagarmos ao Self, o caminho recomeça de um novo patamar, assim até o final de nossas vidas.
E tudo começa com um desejo.
Se deseja maiores informações, entre em contato: