Veremos agora os aspectos entre o Mapa Natal do Brasil e o dia 1º de Janeiro de 2015. Estes aspectos tem uma vantagem de praticamente independerem da hora do nascimento da nação ou da localidade considerada como origem: São Paulo (local de nascimento, considerado nestas análises), Salvador (primeira capital oficial), Rio de Janeiro (capital do Império, até 1961) ou Brasília (capital atual).
Estes aspectos são obtidos como se traçássemos uma sinastria entre os dois momentos em análise: o nascimento e o inicio de 2015, obtendo uma figura como esta.
Na tabela seguir vemos uma parte destes aspectos (não consideramos Lilith, os Nodos e o Meio do Céu na nossa análise).
Os aspectos podem ser divididos em amenos, que são os trígonos, sextis e semi sextis e desafiantes que são as oposições e quadraturas. As conjunções, em astrologia preditiva, são a soma de duas forças e tanto podem ser desafiantes como amenas. As semi quadraturas e sesqui-quadraturas, são aspectos secundários que indicam pontos de tensão, de certa forma também desafiantes.
Na Astrologia preditiva, sobre tudo Mundana, os aspectos formados a partir do Sol e da Lua Natais são de fundamentais.
Podemos considerar a carta natal de um país como sendo seu destino ou sua missão principal enquanto nação. Podemos pensar nos aspectos brandos como facilitações em relação a esta missão e os desafios como tensões ou afastamentos desta missão.
O Sol Natal está em Virgem, o que reflete uma tendência do país a ter governantes autoritários, paternalistas ou ambos, como Getúlio Vargas.
Pela tabela ele está em Quadratura com a Lua progredida. A Lua, como vimos nos artigos anteriores, representa o povo. Isso confirma o que já foi dito: há uma forte tensão entre governo e povo.
Ele está em sextil – um aspecto favorável – com Vênus progredida. Vênus rege na Astrologia Mundana as artes e as finanças. Isso parece desmentir os prognósticos negativos veiculados na imprensa sobre um ano ruim para economia, baseado no saldo negativo gerado pela gestão anterior. O que vimos astrologicamente falando nos artigos anteriores é que a economia tem sim aspectos positivos, mas sem um direcionamento muito claro dos recursos. É como se um pai de família endividado ganhasse um dinheiro extra e ele não soubesse que destino dar. Por outro lado, se olharmos Vênus Natal ela está em trígono com a Vênus progredida, um aspecto extremamente favorável. E ela está em Sextil com a Lua progredida (que nos leva pensar que o povo terá dinheiro!) e em Trígono com Urano, que é indicativo de grandes mudanças. Podemos esperar mudanças favoráveis na economia! Mas pelo que vemos no restante do mapa, sobretudo os aspectos da Lua Natal, isso não será fácil.
O Sol está em oposição a Quíron, que é um corpo celeste astrologicamente ligado à saúde. A oposição com o Sol sugere conflitos sérios nesta área. A saúde pública no Brasil nunca esteve lá muito bem e temos tido problemas também com os convênios e seguros-saúde. Não é um bom ano para ficar doente.
Ele também está em sextil com Urano. Urano rege o progresso, as mudanças e também as revoltas populares. Seria lícito esperar mudanças no governo? Sol e Urano estão num aspecto harmônico, há de se prever um resultado positivo para o país de qualquer ação de Urano. Devemos lembrar que quem está em aspecto positivo com o planeta é o Sol Natal, não o Sol atual, que seria a nossa presidente. Pode-se pensar que Urano trará o retorno do país a seu papel original: o governo severo ou paternalista (Sol em Virgem), com um povo alegre e comunicativo (Lua em Gêmeos) e com um potencial grande para o futuro (Ascendente em Aquário). Lembrando que um governo paternalista pode virar uma ditadura, o povo alegre pode se cansar e o futuro pode ser o amanhã que nunca chega. Vamos ver o os outros aspectos.
Sol Natal está em oposição com Netuno. O papel de Netuno este ano é de trazer tensão no mundo inteiro, como vimos no artigo anterior. Ele traz novas ideias e novos ideais, mas de forma conflituosa. No caso do Sol Natal, o conflito será justamente em relação ao papel autoritário ou paternalista do governo. Um Psicanalista Social diria que finalmente enfrentamos o pai do complexo de Édipo. Se isso realmente acontecer, o povo brasileiro abandonará a busca de um salvador da pátria. Muito otimismo? Segundo vimos, o trânsito de Netuno dura até 2028. Talvez, até lá, tenhamos amadurecido um pouco.
Finalmente, o Sol Natal forma trígono com Plutão. Plutão é o portador das grandes e profundas transformações. Num horóscopo diário, destes que saem em jornal, o astrólogo escreveria “As mudanças estão favorecidas”. Mas não é qualquer mudança: é algo que atinge o âmago, a própria identidade do país, já que aí quem está em trígono é o Sol Natal.
A Lua Natal quase que só forma aspectos desafiadores:
- Quadratura com Mercúrio progredido, o que revela conflito em relação aos meios de comunicação (por exemplo, demandas em relação à liberdade de expressão, oligopólio das grandes redes, abuso das teles, etc..)
- Semiquadratura com Vênus progredido, o que indica uma tensão na área econômica, apesar dos outros aspectos favoráveis.
- Quadratura com Marte. Aqui um conflito importante, já que Marte representa as forças militares. Isso pode indicar dura repressão às manifestações populares.
- Quadratura com Júpiter. Júpiter está associado à Justiça, à religião, à educação e às relações internacionais. Conflitos à vista. Isso pode indicar que demandas judiciais terão um crescimento significativo. Também conflitos envolvendo fundamentalismo religioso e intolerância serão frequentes.
- Quadratura com Quíron. Não fique doente!
- Quadratura com Netuno. Isso reforça a questão da forma não pacífica com que as mudanças estarão acontecendo.
Mercúrio Natal quase nem precisa falar. Ele rege as comunicações, os transportes e educação. E está em oposição ao Sol progredido (governo atual), à Lua (o povo), e Marte (as forças armadas). O que ajuda um pouco é que Mercúrio progredido está em trígono com Marte Natal, o que indica uma atenuação à repressão.
Já analisamos Vênus Natal quase completamente um pouco mais acima. Faltam dos aspectos: duas Sesquiquadraturas, uma com o Sol progredido e outra com Marte progredido. Isso indica uma tensão na economia em nível de governo. Marte progredido está em conjunção com o Sol progredido, indicando um total apoio ao governo, que colocará as forças armadas ao lado da presidente.
Júpiter Natal está em conjunção com a Lua Natal o que faz com que sua influência atinja os mesmos setores. Uma especial atenção da quadratura com Júpiter em trânsisto: é como se fosse uma negação de sua identidade. O brasileiro tolerante e cordial, passa a ser intolerante, sobretudo nas questões religiosas e xenofóbico em relação a outros povos.
Saturno Natal, o grande cobrador cármico, paradoxalmente traz esperanças na Saúde Formando trígono com Quíron. E em contrapartida, Quíron Natal faz sextil com Saturno em trânsito. Isso dá um alento para doentes terminais ou doenças muito graves.
Quíron Natal, por outro lado tem mais alguns aspectos negativos. Um sesquiquadratura com Júpiter progredido, uma quadratura com Plutão progredido e uma sesquiquadratura com o Ascendente progredido. Mais uma vez, procure ficar são!
No próximo artigo fecharemos a análise como os planetas exteriores e com o Ascendente e faremos alguns comentários gerais.