Quando me propus a traduzir o software What Watch me deparei com os Símbolos Sabianos, que neste software se resumia numa frase escrita em maiúsculas e uma tentativa de explicá-la com poucas palavras.
A frase era uma descrição de uma imagem e havia uma para cada grau do círculo zodiacal. Após ter traduzido cerca de 65 frases, decidi deixar isso para uma outro ocasião. A dificuldade maior era tentar contextualizar essa imagem, já que o texto era muito pequeno e aparentemente não tinha relação com o anterior ou o posterior ou com mais nada além de si mesmo. E também parecia não guardar correlação com outras abordagens dos ângulos presentes em algumas técnicas astrológicas. Vejam este exemplo, tirado do Mapa de Freud, em relação aos trânsitos (grau 3 de Touro):
Freud parece ter tido um bom momento.
Um outro empecilho era a ignorância que eu tinha do assunto. Até este momento eu nunca tinha ouvido falar dos símbolos Sabianos. Mas de todos só problemas este foi o mais simples de resolver. Ignorância se combate com conhecimento. E o Santo Google é o nosso primeiro recurso, inclusive para achar alguma literatura mais profunda sobre o tema. E conhecimento desfaz outra coisa: o preconceito. Por eu não saber da existência, meu primeiro pressuposto foi que ele era pouco usado. E a pesquisa mostrou que havia um bom número de astrólogos que já haviam abordado o tema e, inclusive, usavam este conceitos em suas interpretações astrológicas.
O que são Símbolos Sabianos e como surgiram
Um dia, em meados de 1925, um respeitadíssimo astrólogo norte americano – Marc Edmund Jones – e uma vidente também americana – Elsie Wheeler, se sentaram em banco num parque e Marc Edmund tirou do bolso um lápis e 360 pequenos quadrados de papel numerados. Elsie entrou em transe e o astrólogo falava um número deles e perguntava que imagem ela via. Ela falava e ele anotava resumidamente o que ela descrevia.
Ele batizou este conjunto de imagens de Sabian Symbols – que podem ser ser traduzidos como símbolos sabianos ou sabeus. O nome “sabiano” pode estar relacionado com o povo de Sabá do qual sua rainha ficou famosa ao ser citada como uma mulher que deslumbrou Salomão.
Símbolos Sabianos – um oráculo astrológico
A intenção de Marc Edmund era criar um oráculo baseado nas posições planetárias ou como um complemento da interpretação do mapa. Por exemplo, se pessoa fizesse uma pergunta, seria verificado o grau em que um determinado astro (por exemplo, a Lua) estivesse e poderias e dar uma resposta ao cliente. Por exemplo, no grau dez de gêmeos temos a frase:
O avião, após um mergulho de nariz, endireita-se graciosamente
Uma das interpretações possíveis deste texto é “o problema pelo qual está passado será resolvido de uma maneira suave”.
Outra intenção de Marc Edmund era o ensino da astrologia. Um trabalho desta natureza poderia atrair pessoas, principalmente jovens, para o aprendizado da astrologia, pois havia o apelo místico e um pequeno conjunto de conceitos para aprender que já mostrava rapidamente resultados.
Esse trabalho tem inspirado artistas a criarem desenhos, pinturas e fotografias a partir das frases de Elsie Wheeler. As suas descrições tem um forte apelo à nossa imaginação. Também inspiraram outros oraculistas e astrólogos a fazerem trabalhos semelhantes.
Um atalho para pesquisas
Como fonte de pesquisa, além do software What Watch que tem embutido os símbolos sabianos, há os próprios trabalhos de Marc Edmund Jones, alguns disponíveis em PDF, como, por exemplo Sabian Symbols, publicado pela Aurora Press em 1993, The Sabian Manual, que pode ser lido on line neste link: http://sabianassembly.org/books/sabian_manual_tc.html
The Sabian Book of Letters to Aspirants, que também pode ser lido on line aqui:
http://sabianassembly.org/books/sabian_book_title.html
Estes livros foram disponibilizados pela Sabian Assembly, cujo site é este:
Em português, temos o site Os Símbolos Sabianos:
http://ossimbolossabianos.blogspot.com/
O astrólogo e coach João Medeiros, de Portugal, nos brinda com este site:
com diversos artigos de Astrologia que abrangem também os símbolos sabianos
Por fim o livro The Sabian Symbols: The Astrological Oracle, de Lyn Birkbeck, publicado em ebook pela Amazon.
Olá querido! Talvez você não conheça mas o livro de Dane Rudhyar – Uma mandala astrológica – também é inteiro sobre os símbolos sabianos. É muito bom e em português. Abraço!
Obrigado pela informação, Sofia.