What Watch? - Tutorial |
Trânsitos, Progressões e ArcosSolares
Encontrar o momento exato dos trânsitos foi a primeira razão pela qual comecei a trabalhar no What Watch em 1999. Os trânsitos dos planetas mais lentos são particularmente interessantes. Alternando entre movimento direto e retrógrado, eles ativam um ponto de trânsito até cinco ou até sete vezes. Senti a necessidade de observar esses trânsitos mais de perto e de entender seus efeitos sobre a qualidade do tempo quando Plutão atingiu minha conjunção natal Vênus / Marte alguns anos atrás. Infelizmente, embora eu use um software astrológico bastante caro, não encontrei o tipo de ferramenta de análise exata que estava procurando. Então comecei a eum mesmo a codificar.
Trânsitos no
What Watch
O primeiro passo para encontrar o padrão
de trânsito que você está procurando é
identificar quais são os planetas ativos em um determinado
momento. Coloque a tabela de transitos no “Mapa Um “ou
apenas pressione "Agora", se você estiver interessado
no que está acontecendo no momento). Coloque o mapa natal em
"Mapa Dois". Se você observar a sinastria no Mapa
Dois, verá o mapa natal em preto e os planetas em trânsito
em vermelho. Clique em um planeta para ver mais detalhes sobre os
aspectos que está se formando.
Ou use o aspecto harmônico: O exemplo a seguir mostra os trânsitos de Sigmund Freud em seu aniversário de 42 anos, em 6 de maio de 1898.
Olhe para a passagem de Plutão. É cerca de um grau de distância da lua natal. Como o glifo não é sublinhado, o planeta está em movimento direto, ele se move da esquerda para a direita no aspecto harmônico. Plutão está prestes a começar seu trânsito. Mas em que fase do trânsito estamos? É a primeira vez que Plutão entra em contato com a Lua? Ou é um em uma série inteira?
|
Para descobrir, vá para o painel superior do What Watch. Selecione a Lua como planeta natal, Plutão como planeta em trânsito e pressione "Listar". Você receberá uma lista longa, parte da qual é mostrada à esquerda. Você pode ver que esse padrão de Plutão sobre a Lua é longo, já iniciado em 1896, quando Plutão entrou em órbita, mas estacionado antes de atingir a posição exata de trânsito. Então agora, em maio de 1898, Freud já havia experimentado o trânsito em movimento direto e retrógrado. Então, ele está bem no meio de um longo período extenuante de sua vida. |
O What Watch fornece ainda mais informações sobre cada trânsito. Basta clicar na linha do trânsito em que você está interessado - a data em que o trânsito entra e sai do orbe (um grau) é exibida, bem como o símbolo Sabian correspondente ao grau de trânsito. Lá você também encontrará outro botão azul: se você clicar nele, o horóscopo completo de trânsito será calculado: se você estiver trabalhando no”Mapa Um", o Mapa de trânsito será carregado na guia "Dois" e vice-versa.
Progressões Secundárias
Este
método também funciona para progressões.
Selecione uma progressão como planeta em trânsito e
poderá trabalhar com a lista resultante como com qualquer
outra lista de trânsito. Você também pode carregar
o gráfico completo em uma mandala para analisá-lo com
mais detalhes. Se você fizer isso, observará que os
planetas são mostrados em verde para indicar que não é
um mapa de nascimento com trânsitos, mas uma progressão.
Você também pode selecionar esta opção manualmente para calcular progressões para qualquer data. Lembre-se de que uma progressão sempre precisa de um mapa de nascimento como referência. Assim, depois de carregar um mapa de nascimento, digamos, na guia "Um", selecione a guia "Dois", escolha sua data e pressione o botão "P". O gráfico progressivo pode ser visualizado em sinastria com o gráfico de nascimento e ser analisado usando o aspecto harmônico.
Trânsitos e progressões podem ser combinados em uma mandala do mapa. Pressione o botão "T / P": Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte e os eixos e casas são calculados como progressões e mostrados em verde, todos os outros planetas são trânsitos.
Direções do arco
solar
O What Watch também pode calcular as direções
do arco solar. Selecione o arco solar de um planeta como planeta em
trânsito e, novamente, você pode trabalhar com a lista
resultante como com qualquer outra lista de trânsito.
Semelhante às progressões, use o botão "D"
para descobrir arcos solares para uma determinada data. Os arcos
solares são mostrados em azul.
Bibliografia:
Robert Hand
– Planets in Transit, Whitford Press: Atglen PA 1976
Liz
Greene – A Psychological Approach to Transits and Progressions,
in: The Horoscope in Manifestation, CPA Press: London 1997
Dane
Rudhyar – Progressions in Astrology, in: Horoscope Magazine,
1965 (available today from www.khaldea.com)
Steven
Forrest – The Changing Sky, ACS: San Diego CA 1989
Erin
Sullivan – Retrograde Planets, Penguin (Arkana): London 1992
What Watch? - Tutorial |