What Watch? - Tutorial

Próximo Capítulo: Sinastria, Mapa Composto, Davison

Votar à Primeira Página


Declinação

Quando falamos de uma posição planetária no zodíaco, simplificamos bastante: fingimos que todos os planetas se movem exatamente no mesmo plano rotacional. Mas isso não é verdade. Os planos orbitais dos planetas são inclinados um para o outro, cada um um pouco diferente. Se você olhar da superfície da Terra, obtém uma imagem ainda mais oblíqua: dependendo das estações do ano, você verá os caminhos dos planetas em diferentes posições acima do horizonte. Obviamente, isso ocorre porque o eixo da Terra está inclinado cerca de 23° 26’ contra o caminho do Sol, a eclíptica. Ao meio-dia de inverno, o sol é 23° 26'mais baixo que nos equinócios, e no verão é 23° 26' mais alto. Assim, no hemisfério norte, a diferença é 23° 26N no solstício de verão e 23 ° 26S no solstício de inverno. Esses valores são a "declinação" de um planeta.

Beispiel für Deklination

Em What Watch, você encontrará declinação em muitos lugares. Tomemos por exemplo o Mapa Natal de Sigmund Freud (você encontrará seus dados de nascimento no diretório de dados do What Watch). Quando você aponta para a Lua com o mouse, as informações mostradas no quadro à esquerda são: posição exata no zodíaco, velocidade relativa (a Lua está aqui mais rápida que o normal) e a declinação: 26° 36' N.

Esse valor é notável, porque está além dos limites que o Sol pode atingir: 23° 26' é a sua máxima declinação. A Lua, na época do nascimento de Sigmund Freud, estava viajando além do Sol, está "fora dos limites". Como você vê à esquerda, quando você aponta com o mouse, os planetas "fora dos limites" são marcados por What Watch com um "+"; na lista de planetas à direita, são mostrados em negrito.

Nas listas de trânsito, as declinações também são usadas: você encontrará as datas em que um planeta sairá dos limites e quando voltará ao reino do Sol.

Bibliografia:
Paul F. Newman – Declination in Astrology, The Wessex Astrologer, Bournemouth 2006 (a short introduction by the author is available at www.astrologer.com)
Steven Forrest – The Moon Out Of Bounds, www.forrestastrology.com


What Watch? - Tutorial

Próximo Capítulo: Sinastria, Mapa Composto, Davison

Votar à Primeira Página