What Watch? - Tutorial |
Aspectos
O que o Watch oferece de duas maneiras diferentes de lidar com aspectos: linhas de aspecto clássicas e um "aspectário harmônico", que é uma característica única do What Watch.
No primeiro método, as linhas de aspecto conectam todos os planetas em um gráfico que formam um aspecto entre si. Há muitos deles em cada gráfico, especialmente se você usa orbes grandes. O grande número de aspectos mostra as limitações deste método: muitas vezes é difícil discernir padrões no caos esmagador.
É por isso que o What Watch permite que você selecione e desmarque grupos de aspectos para que você possa escolher apenas aqueles que você gostaria de analisar em profundidade para aparecer na mandala. Os aspectos exatos serão exibidos como uma linha em negrito, e quanto maior o orbe, mais fina será a linha. As linhas de aspecto para planetas menores só são exibidas se você verificar a opção "M", para melhorar a legibilidade do gráfico.
Você também pode exibir os aspectos individualmente para cada planeta. No gráfico, clique em um planeta: todos os aspectos deste planeta agora são mostrados no gráfico.
Outra alternativa é mostrar aspectos apenas dos planetas selecionados. Para usar este método, ative a caixa de seleção "Selecionar" acima do botão de impressão e clique naqueles planetas na mandala cujos aspectos você deseja ver. As linhas de aspecto correspondentes serão mostradas automaticamente.
O orbe máximo a ser mostrado para cada grupo de aspecto pode ser alterado na guia de preferências.
O Aspectário
O segundo método, o "aspectário harmônico", coloca sua ênfase em um método de exibição derivado do trabalho com gráficos harmônicos. Deixe-me explicar isso com algum detalhe: baseia-se no fato de que os aspectos são principalmente derivados dividindo o círculo de 360 graus por um número determinado. Se você dividir 360 por 2, você obtém 180 ou uma oposição. Dividindo por 4, ou duas vezes 2, você obtém 90 ou uma quadratura. Duas vezes duas vezes 2 significa dividir por 8 obtendo 45: uma semiquadratura.
Se você dividir um círculo de gráfico por 8 e desenhar as posições resultantes em uma linha de 45 graus, você obtém o que é chamado de 8a harmônica. Isto é o que você vê na primeira linha do aspectário harmônico. (Outros softwares desenham gráficos harmônicos em mandalas, não em linhas. Basicamente, é o mesmo método. Eu acho que desenhar em linha é suficiente, usando menos espaço.)
Todos os planetas que estão próximos nessa linha estão em um dos seguintes aspectos: conjunção, oposição, quadratura, semi-quadratura ou sesquiquadratura. Com exceção da conjunção, que aparece em todos os harmônicos, todos esses aspectos são uma expressão do Princípio da Dualidade. Em seu trabalho clássico sobre harmônicos, David Hamblin associa esse princípio a “esforçar-se” ou "tenso" (striving): essas energias não se encaixam perfeitamente, você precisa trabalhar para reuni-las. Como isso é necessário para o desenvolvimento psicológico de alguém, essa pessoa precisa "se esforçar" para conciliar essas energias (que estão tensas).
Vamos dar uma olhada no exemplo mostrado acima. Como você pode ver facilmente, os seguintes planetas estão em aspectos muito próximos: Sol, Lua, Vênus e Saturno. Volte para a mandala natal, e você encontrará o seguinte padrão (veja abaixo): Lua e Vênus estão em conjunção, e ambas em oposição à Saturno e em semiquadratura com o Sol. Netuno está cerca de dois graus de distância, Plutão cerca de três. Mesmo quando se usam orbes pequenos, ambos devem ser considerados parte do padrão.
Então, com um olhar para a linha "tensa" do aspecto harmônico, um padrão bastante complexo envolvendo seis planetas pode ser facilmente detectado.
Além de dois
As próximas linhas oferecem mais informações desse tipo, usando diferentes números, mostrando diferentes princípios de interação. A segunda linha representa o número 12. Dividindo o círculo em 12 dá 30 graus. Como todos os aspectos clássicos são múltiplos de 30, esta linha mostra todos eles. No contexto do aspecto harmônico, isso é particularmente útil para sextis e quincúncios: é somente nesta linha que os dois aspectos aparecerão. Quadraturas e oposições também são mostrados na primeira linha de Dualidade (Twoness), os trígonos também aparecem na terceira fila de Trindade (Threeness).
As próximas duas fileiras mostram o princípio da Trindade (Threeness). Um deles mostra trígonos, os outros três vezes 3: o 9º harmônico. O último é tradicionalmente usado na astrologia indiana e representa prazer, felicidade e harmonia.
As últimas duas linhas exibem informações sobre Fiveness (Quintessencialidade) e Sevenness (Septicidade). Cinco é o princípio da humanidade como um construtor neste mundo. As energias ligadas pela Quintessencialidade permitem dar forma, dar uma impressão no mundo material. Sete é um vislumbre do divino, mostrando o que pode ser possível sem as restrições do mundo tal como é, dando assim inspiração e esperança.
Bibliografia
Karen Hamaker-Zondag - Aspects and
Personality, Weiser, York Beach ME 1990
David Hamblin - Harmonic
Charts, Aquarian Press, Wellingborough (UK) 1987 (out of print)
Michael Harding, Charles Harvey - Working With Astrology,
Penguin (Arkana), London 1990
What Watch? - Tutorial |