What Watch? - Tutorial |
Seguindo os ciclos de Lunação
A lunação entre duas luas novas é o ciclo astrológico mais popular e um dos mais importantes. O Watch permite que você acompanhe de perto.
|
Vamos começar com uma pergunta prática: quando é a próxima lua nova? No painel superior, altere o modo de cálculo para "Mundano", selecione Sol como "Mais lento" e Lua como planeta "Mais rápido" e pressione "Listar". Obviamente, você também pode usar o botão de atalho no painel superior do What Watch (Lunação)... Você obtém uma lista onde conjunções marcam novas luas e oposições luas completas. As outras fases da lua também são mostradas, e você também pode ver quando a lua está fora dos limites, ou seja, indo além da eclíptica. Clique em uma das linhas e o símbolo sabiano para o grau correspondente será mostrado. O exemplo à esquerda mostra uma lua nova em 31/5, com seu símbolo sabiano de 9° de gêmeos. |
Se você quiser se aprofundar em um mapa, clique na linha correspondente da lista de transitos e, em seguida, no botão azul que você verá na nova janela. Se você estiver trabalhando no Mapa Um, o Mapa de transitos será carregado na guia "Dois" e vice-versa. Você pode trabalhar com ele como em qualquer outro gráfico.
Progressões
Você também
pode aplicar a técnica de lunação aos movimentos
progredidos. Estes são baseados no pressuposto de que,
simbolicamente, um ano é igual a um dia. Portanto, um ciclo de
lunação avançado leva cerca de 29 anos e meio
para ser concluído. É um dos principais ciclos da vida
e marca seus grandes ritmos, do novo começo ao fim.
Para calcular os ciclos de lunação progredidos no What Watch, reative o modo "Mapa Natal" no painel superior. Escolha "Sol Progredido" como Planeta Nascimento, "Lua Progredida" como planeta de Transito e pressione "Listar". O resultado é uma lista de trânsito como a descrita acima, incluindo símbolos sabianos e gráficos completos de trânsito. |
![]() |
Para encontrar as fases do ciclo, encontre a primeira conjunção ou lua nova progredida. A próxima semi-quadratura marca o início da fase crescente, na quadratura começa o primeiro quarto, a fase gibbeous fica no sesquiquadratura e assim por diante.
Finalmente, vejamos o movimento da lua progredida pelas casas natais, um indicador dos domínios nos quais a lua progredida se manifestará. Novamente, o What Watch permite gerar rapidamente uma lista de trânsito que fornecerá as datas principais. Selecione "Todas as Casas" como Planeta Nascimento, mantenha a Lua Progredida como planeta Trânsito, pressione "Listar" e pronto.
Eclipses
Algumas luas novas formam um
eclipse solar e as luas cheias, forma equpses lunares. Eclipses são
marcados na lista. A lua nova de 31/5 foi um eclipse solar anular em
algum lugar do globo. Se você carregar mapa e for para o módulo
de geografia, o marcador amarelo será colocado exatamente no
centro do eclipse naquele momento. Duas semanas antes, em 16/5, houve
um eclipse lunar total. Os eclipses totais são marcados por
"E", os eclipses parciais por "PE", os eclipses
solares anulares por "AE" e os eclipses lunares penumbrais
por "PeE".
Os eclipses seguem um padrão regular que já era conhecido na antiguidade: o ciclo de Saros. A cada 18 anos, 11 dias e 8 horas, ocorre um eclipse pertencente a uma série que compartilha as mesmas características geométricas. Você encontrará os dados correspondentes no site da NASA citados abaixo.
Bibliografia
Dane
Rudhyar - The Lunation Cycle, Aurora Press: Santa Fe NM 1986
Dane
Rudhyar - Sabian Symbols, in: The Astrology of Personality, Aurora
Press: Santa Fe NM 1991
Steven Forrest - The Book of the Moon,
Seven Paws Press: Borrego Springs CA 2010
Steven Forrest - The
Progressed Moon through the Houses, in: Green/Forrest - Measuring the
Night, Vol. 2, Seven Paws Press & Daemon Press, 2001
Very
detailed data on eclipses: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/eclipse.html
(from NASA's Goddard Space Flight Center)
What Watch? - Tutorial |