What Watch? - Tutorial

Próximo Capítulo: Transitos, Progressiões e Arcos Solares

Retornar à Primeira Página


Pontos Médios

Usar pontos médios é mais uma maneira de combinar as diferentes energias do planeta. Foi estabelecido pela primeira vez na década de 1930 por Reinhold Ebertin e seus colegas "cosmobiólogos". Seu livro "The Combination of Stellar Influences" ainda é a referência para este campo da astrologia. Mpas compostos, baseados em pontos médios, são outra aplicação popular.

Um problema de ordem prática com os pontos médios é o fato de existirem muitos deles. Encontrar pares interessantes e relevantes não é fácil.

Ebertin sugeriu desenhar pontos médios em forma de árvore, o que ainda é bastante comum hoje. Para cada planeta, são listados os pontos médios que formam um aspecto de um múltiplo de 45 °, isto é, uma conjunção, uma oposição, uma quadratura, uma semi-quadratura e uma sesquiquadratura (1° orb).

Pontos Médios no What Watch
Você obtém uma árvore desse tipo no What Watch quando clica em qualquer planeta em um gráfico. O exemplo à direita mostra a árvore do ponto médio para Plutão de C. G.Jung. Veremos mais sobre isso mais tarde.

O What Watch suporta pontos médios de mais duas maneiras. Primeiro, o ponto médio atualmente selecionado é exibido no mapa e no aspectário. Segundo, você pode calcular listas de trânsito para qualquer ponto médio.

Beispiel für Halbsummenbaum

Na prática, sugiro primeiro examinar os pontos médios dos planetas que são importantes no gráfico de qualquer maneira. Se alguém tiver uma forte relação Marte / Netuno no mapa natal, as árvores do ponto médio desses dois planetas também deverão ser interessantes, e o ponto médio de Marte / Netuno fornecerá ainda mais informações. Os trânsitos em particular nesse ponto médio tendem a ser momentos interessantes na vida do indivíduo.

Midpoint example

Segundo, observe os pontos médios que você acha interessantes por si mesmos. Você nem sempre encontrará algo relevante, mas há muitas coisas para descobrir que, de outra forma, poderiam permanecer ocultas.

A própria alma
O gráfico à esquerda mostra, como exemplo, o ponto médio Lua / MC de Carl Gustav Jung. Ebertin descreve Lua / MC como "a própria alma". Plutão forma um quadrado exato com o ponto médio da Lua / MC, Saturno é conjunto.

Este é um desafio extremo para a alma, estar sob pressão permanente pelas inibições e medos de Saturno, seu ressentimento de mudança e pelo constante impulso de transformação de Plutão.

Finalmente, uma última observação para usuários experientes de ponto médio. Na segunda inserção do gráfico acima, adicionei o 9º harmônico. Existe um contato exato entre Lua / MC e o Sol, sublinhando a importância desse ponto médio para C. G. Jung. Eu sei que usando o 9º harmônico em um ponto médio, não estou mais coberto por Ebertin. Ele considera os pontos médios como expressão de um eixo, não como um único ponto. De fato, o ponto de polaridade de qualquer ponto médio também está na metade do caminho entre os dois planetas envolvidos. Ebertin reagiu usando principalmente o 8º harmônico para analisar pontos médios. Não estou convencido dessa restrição.

Não apenas para pontos médios: o ponto de polaridade é sempre importante para todos os corpos no gráfico, pois a astrologia como um todo é fortemente baseada no pensamento em opostos polares que são representados pelos eixos. Portanto, depois de decidir usar harmônicos numerados desiguais, que sempre apresentam problemas ao pensar em eixos, você pode aplicar esses harmônicos também aos pontos médios.

Bibliografia
Reinhold Ebertin - The Combination of Stellar Influences, American Federation of Astrologers:
Tempe AZ 1994


What Watch? - Tutorial

Próximo Capítulo: Trânsitos, Progressões e Arcos Solares

Retornar à Primeira Página