What Watch? - Tutorial |
Dignidades
Para um astrólogo clássico, interpretar dignidades é um elemento-chave de sua arte. E é muito mais do que apenas olhar para o regente de um determinado planeta ou casa. O sistema clássico de Dignidades Essenciais é um conceito de longo alcance que remonta aos gregos antigos e além. Como a maior parte da astrologia, ela saiu de uso durante o século XVII, mas, ao contrário de muitas outras técnicas que foram revividas no século XIX, o interesse em todo o sistema de dignidades só se recuperou no final do século XX.
A única dignidade que ainda é de uso comum é o regente do domicílio. O conceito moderno incorpora os três planetas geracionais desconhecidos nos tempos clássicos, mas tem pequenas diferenças na interpretação. A regência moderna é baseada em semelhanças entre planetas e signos: Marte é de alguma forma como Áries, etc. A regência clássica é sobre força: Marte é forte em Áries.
Mas há mais dignidades e seus regentes que foram usados nos tempos clássicos: Exaltação - o planeta sendo forte como um convidado de honra. Queda - o oposto da exaltação, uma posição fraca. Detrimento, em frente à posição de domicílio dominante. Essas quatro são as mais importantes dignidades essenciais (e debilidades, como são chamadas as fracas), mas ainda há mais. A triplicidade depende de planetas nos elementos e é diferente para gráficos de dia e noite. Planetas em triplicidade são geralmente considerados sortudos. Os limites (também chamados Termos) designam áreas de importância para o planeta em questão. E, finalmente, as faces são outra dignidade amplamente usada ao longo do tempo clássico.
O What Watch produz automaticamente uma tabela de dignidades sempre que uma mandala é calculada. Para cada planeta e cada dignidade, o planeta dominante correspondente é mostrado. Quando um planeta está em dignidade (ou debilidade), é marcado em vermelho. Quando um planeta está em recepção mútua com outro planeta, ambos são mostrados em azul. A última coluna mostra o fim das cadeias de dispositores, com base na regência do domicílio.
Dignidades colocam um planeta em foco. Um planeta em dignidade (ou debilidade) é destacado, e fortes dignidades indicam uma influência muito importante deste planeta em todo o gráfico. Mas na maioria dos mapas, muitos planetas não têm dignidade: são peregrinos. Esses planetas podem seguir um caminho bastante sinuoso na vida, buscando seu propósito e destino.
Bibliografia:
J. Lee Lehman –
Essential Dignities, Whitford, West Chester PA 1992
Alan Oken –
Rulers of the Horoscope, Crossing, Berkeley CA 2000
Project
Hindsight – www.projecthindsight.com
What Watch? - Tutorial |